top of page
Sobre
A Associação Coral Villa Lobos de Itajaí surgiu no início da década de 1970, quando um grupo de coralistas sentiu a necessidade de experimentar novos gêneros musicais. Foi em 1973 que Jair Maciel Rosa, Acácio Mansos, Acácio Coelho e Henrique Antônio Hefting começaram a se reunir para cantar canções que não faziam parte do repertório das missas realizadas na Igreja Nossa Senhora da Paz, no bairro Vila Operária. Em 10 de janeiro do ano seguinte o grupo formalizou a criação do Coro.
A vontade de cantar novas músicas transformou não apenas o repertório, mas a trajetória do coral que se tornou uma referência nos Festivais de Inverno, evento tradicional que retratava e formava a cena cultural da cidade na época.
Seu repertório eclético vai de peças renascentistas à música popular brasileira e às músicas sacra e folclórica. Referência artística da música em Santa Catarina, foi coro convidado para a visita do Papa João Paulo II, em outubro de 1991, em Florianópolis. Ao longo dos anos participou de diversos eventos importantes de Festivais e Encontros de Corais, como os da Liga do Vale do Itajaí e do Alto Uruguai, da gravação do CD "Itajaí Encanto", Noite dos Candelabros, entre outros. Em 2007, gravou o CD "Associação Coral Villa-Lobos - 34 Anos".
A dedicação dos coralistas é uma das características do grupo que tem na música mais uma maneira de celebrar a amizade ao longo dos anos. Em 2020, o Coro enfrentou o pior desafio de sua trajetória: a perda repentina do maestro Jair Maciel Rosa e dos musicistas Hildo Rahn e Nilton Silva, este também maestro do Coro Vozes do Vale de Itajaí. A perda dos três amigos em um intervalo de apenas 45 dias foi um duro golpe, mas não impediu que os amigos levassem adiante o projeto iniciado na década de 70: cantar e encantar o público com um vasto repertório e muito talento.
A Associação Coral Villa Lobos é o mais antigo coral de Itajaí em atividade. A Associação foi declarada sua Utilidade Pública pelas Leis Nº 1.422 de 15 de agosto de 1975 (municipal); e Nº 5.173 de 27 de novembro de 1975 (estadual); e pelo Decreto Nº 92.921 de 11 de julho de 1986 (federal). A história do Coro se confunde com a história cultural de Itajaí e você confere aqui um recorte dessa história.
Além do Coro Villa Lobos, Jair atuou como regente do coral da igreja luterana de Itajaí e do Coral Vozes de Itapema por 17 anos. Depois da sua morte, em 2020, a regência do Coro passou às mãos do maestro Alberto Damián Montiel.
Quem foi o maestro Jair Maciel Rosa
Idealizador e fundador do Coro, o maestro Jair Maciel Rosa dedicou sua vida à música. Regente arranjador e dono de um ouvido musical privilegiado, Jair era mais que um maestro, era referência de amizade e companheirismo entre os musicistas. São comuns os relatos de pessoas que fizeram ou ainda fazem parte da história do Coro sobre a paciência do maestro para conduzir os trabalhos e como ele foi responsável pela união do grupo de forma harmoniosa.
bottom of page